Comissão Própria de Avaliação – CPA

O que é a Avaliação Institucional?

O processo de avaliação institucional é previsto em seu Regimento Geral e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição, está implantado, sendo reconhecido pela IES como condição necessária para o planejamento e as ações acadêmico-administrativas, visando à formação plena de seus acadêmicos, ao aperfeiçoamento de seu corpo docente e técnico-administrativo e ao serviço à comunidade externa vinculada.

O objetivo da CPA está em buscar na vivência e comunicação acadêmica o contexto necessário para a construção de instrumentos avaliativos que permitam o fluxo constante de informações que criem um cenário em movimento. Os processos avaliativos previstos para ocorrerem de forma semestral trarão informações sobre várias atividades e áreas da instituição. Essa diversidade de dados exige a criação de um modelo integrado de avaliação que congregue dados oriundos de diferentes práticas e que contemple, de modo abrangente, as principais atividades da instituição. Como uma proposta a longo prazo, anualmente são designadas áreas específicas para análise além daquelas que são tradicionalmente avaliadas.

A CPA utiliza-se de outros meios para gerar insumos para a compreensão da realidade avaliada. Alguns exemplos que são abordados com maior propriedade são dados oriundos da Ouvidoria, de avaliações externas como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), avaliações de comissões de especialistas do MEC, dentre outros.

A Avaliação Institucional prima por ser transformadora tendo como princípios a confiabilidade, agilidade, transparência, autonomia, consistência e abrangência. Tendo em vista essas necessidades, os objetivos propostos no regimento da CPA são:

Assumir a responsabilidade pela condução dos procedimentos de avaliação interna da instituição, pela sistematização e pela prestação das informações solicitadas pela CONAES.

Avaliar o PDI atuando de maneira autônoma em relação aos conselhos superiores da instituição e demais órgãos colegiados existentes na mesma.

Estimular com promoção meios para a participação de todos os segmentos da instituição, bem como da sociedade civil organizada.

Elaborar os mecanismos a serem implementados no processo avaliativo, bem como suas formas de tabulação e aproveitamentos dos resultados obtidos.

Cumprir e fazer cumprir o regulamento próprio do sistema de avaliação institucional.

Promover o espírito de cultura avaliativa, presencial e à distância.

Contato: cpa@fia.com.br

Quem são os membros da CPA na Rico100?

Presidente da CPA:  Fernando Nascimento Silva

Representante Docente: Gleriani Torres C. Ferreira

Representante técnico-administrativo:  Eduardo Gonçalves Augusto

Representante da sociedade civil: Caroline Petian Pimenta Bono Rosa

Representante Discente: Letícia Pontani